Página destinada a organização dos textos utilizados na eletiva "Informática na Educação" 2014/1 na Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ).
Textos: 25/03/2014
Jésus Martin-Barbero
Dentre os múltiplos desafios, a Educação deve se encarregar do papel fundamental de desenvolver o senso crítico do educando, partindo do princípio de que a escola deixou de ser o único lugar de legitimação do saber. Tendo em vista essa constituição, faz-se necessário a interação com os múltiplos meios de comunicação de modo criativo, mas com discernimento.
"Gente livre significa gente capaz de saber ler a publicidade e entender para que serve, e não gente que deixa massagear o próprio cérebro; gente que seja capaz de distanciar-se da arte que está na moda, dos livros que estão na moda, gente que pense com sua cabeça e não com as idéias que circulam ao seu redor."
Olívia Bandeira de Melo"Gente livre significa gente capaz de saber ler a publicidade e entender para que serve, e não gente que deixa massagear o próprio cérebro; gente que seja capaz de distanciar-se da arte que está na moda, dos livros que estão na moda, gente que pense com sua cabeça e não com as idéias que circulam ao seu redor."
AS TICs COMO METODOLOGIA PEDAGÓGICA
As tecnologias de informação e comunicação provocam impacto em dois dos principais objetivos da escola moderna: a aprendizagem e a socialização do indivíduo. Torna-se necessário dominá-las e entender as linguagens trabalhadas por elas para, assim, poder (inter) agir na sociedade.
"A presença das tecnologias de informação e comunicação na escola não garante as mudanças nos processos de aprendizagem e socialização. O mais importante é a maneira como essas ferramentas são utilizadas, quais os objetivos e os momentos adequados para sua utilização, qual a adequação desses métodos ao projeto da escola, quais as diferenças (vantagens e desvantagens) em se utilizar a comunicação como produto (trabalhar em cima de materiais midiáticos existentes) e como processo (usar a produção de materiais de comunicação pelos alunos como processo educativo)."
Texto:15/04/2014
"A presença das tecnologias de informação e comunicação na escola não garante as mudanças nos processos de aprendizagem e socialização. O mais importante é a maneira como essas ferramentas são utilizadas, quais os objetivos e os momentos adequados para sua utilização, qual a adequação desses métodos ao projeto da escola, quais as diferenças (vantagens e desvantagens) em se utilizar a comunicação como produto (trabalhar em cima de materiais midiáticos existentes) e como processo (usar a produção de materiais de comunicação pelos alunos como processo educativo)."
Texto:15/04/2014
Marcelo Herondino Cardoso
O texto tem como proposição apontar as vantagens da implantação do software social, tendo em vista também os cuidados que se deve ter na utilização do mesmo, ao considerar uma organização de qualidade. Os wiks e blogs são ferramentas simples e eficientes, que ao superar as barreiras culturais oferecem possibilidades para disseminação de conhecimento no ambiente corporativo.
"A implantação de ferramentas de software social – especialmente wikis e blogs – pode auxiliar sobremaneira o processo de produção e disseminação de conhecimento pelas empresas. Este artigo analisa as vantagens da utilização desse tipo de software de forma corporativa e também os cuidados que devem ser tomados para garantir uma implantação de sucesso ."
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